Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2009

Multiplicar com o minicomputador papy

Depois dos três artigos anteriores dedicados sempre ao minicomputador papy, eis que o vou explorar agora para o caso da operação multiplicação. A melhor forma de o fazer é usar um exemplo.

Imaginemos que pretendíamos encontrar o triplo de 33. Como fazê-lo com este material estruturado?

A primeira coisa a fazer será registar o valor 33:

De seguida como se pretende multiplicar este valor por 3, então dever-se-á multiplicar por esse valor (3) cada uma das marcas já existentes no minicomputador papy:

Por fim, ter-se-á que analisar se a quantidade de marcas em cada célula respeita as regras de utilização deste material. Como referi nos artigos anteriores, em cada célula só poderá haver uma marca no máximo. Sendo assim, duas das marcas na casa branca da ordem das unidades, valendo cada uma um ponto, deverão originar uma marca de valor dois, a colocar na célula vermelha:

Logo, na célula branca só fica uma marca. De seguida, cada duas marcas da célula vermelha (valendo 2 + 2) deverão originar uma marca de valor quatro, a colocar na célula rosa:

Na célula vermelha da ordem das unidades não ficará qualquer marca e as duas marcas da célula rosa, valendo 4 + 4, deverão ser substituídas por uma marca de valor 8, a coloca na célula castanha:

Após estas movimentações das marcas na ordem das unidades, resulta nesta ordem apenas uma marca na célula castanha e outra na célula branca, representando, pois, a quantidade 9.

Façamos um processo análogo para o caso das ordem das dezenas:

 

Vejamos que na ordem das dezenas também só ficou uma marca na célula castanha, representando a quantidade 80 e outra na branca, representando a quantidade 10. Assim, o resultado final é 99, isto é, o triplo de 33 é 99:

Como usar este material para o caso de se pretender obter o produto de 765 por 2? 

publicado por Paulo Afonso às 00:15
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1 comentário:
De Álvaro sousa a 12 de Janeiro de 2015 às 23:05
Parabéns pelo seu blog.
Gostei de ler sobre a minicalculadora. Sou professor do 1. Ciclo e também me parece importante que as crianças utilizem materiais que os ajudem a concretizar nos primeiros anos de ensino. Fiquei curioso é experimentei fazer multiplicações mais complexas. Só me ocorre soluções com demasiadas peças para ser prático. Sabe como fazê-lo de uma forma simples? Obrigado.

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