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BLOG DE MATEMÁTICA RECREATIVA

Neste Blog pretendo criar um espaço propício à reflexão sobre o tema da Matemática Recreativa. Nele poderemos propor tarefas susceptíveis de poderem ser levadas à sala de aula de Matemática: quebra-cabeças, jogos, enigmas, puzzles, etc.

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Explorando matemática a partir do quotidiano

Dezembro 15, 2008

Paulo Afonso

A Matemática Recreativa pode recorrer a múltiplos aspectos do quotidiano das pessoas para a criação de actividades. Desde logo, as idades dos sujeitos, os mostradores de relógios, os calendários, a actividade de se fazerem compras, são apenas alguns exemplos, dos muitos que podem ser utilizados para esse fim. O exemplo que escolhi para ilustrar o tema deste artigo aborda os números colocados nas portas das casas das pessoas.

Imagine uma pequena rua, de uma determinada aldeia, cujo nome pode ser a rua da figueira, formada apenas por oito casas, cujos números das portas vão desde o número 1 ao número 8. Sabe-se que em cada casa existe uma criança, de idades compreendidas entre os nove e os treze anos, cujos nomes estão na figura seguinte:

Note-se a curiosidade de as raparigas morarem num dos lados da rua e os rapazes morarem no outro. Entretanto o Henrique, o mais velho das oito crianças fez o seguinte comentário: - Já repararam que quando eu adiciono o número da minha porta aos números de outras três casas, o resultado dá exactamente igual à soma dos números das outras quatro portas? O fascinante é que isso ocorre em quatro possibilidades diferentes. Quais são?

Como situação de recreação matemática, permite as seguintes soluções:

Caso A 8 + 7 + 2 + 1 = 18 3 + 4 + 5 + 6 = 18
Caso B 8 + 6 + 3 + 1 = 18 2 + 4 + 5 + 7 = 18
Caso C 8 + 5 + 4 + 1 = 18 2 + 3 + 6 + 7 = 18
Caso D 8 + 5 + 3 + 2 = 18 1 + 4 + 6 + 7 = 18

Esta situação, quando transportada para a sala de aula, deveria ser objecto da seguinte análise:

1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 = 36 e (a) 1 + 8 = 9; (b) 2 + 7 = 9; (c) 3 + 6 = 9; (d) 4 + 5 = 9, pelo que permite as seguintes associações:

(a) + (b) e (c) + (d) (1 + 8) + (2 + 7) (3 + 6) + (4 + 5)
(a) + (c) e (b) + (d) (1 + 8) + (3 + 6) (2 + 7) + (4 + 5)
(a) + (d) e (b) + (c) (1 + 8) + (4 + 5) (2 + 7) + (3 + 6)

 Além disto, decompondo o número 18 em quatro parcelas diferentes, em que uma é o 8, origina os seguintes quatro casos:

(a) 8 + 7 + 2 + 1; (b) 8 + 6 + 3 + 1; (c) 8 + 5 + 4 + 1; (d) 8 + 5 + 3 + 2, pelo que se confirmam as quatro soluções já anteriormente expostas:

Caso A

8 + 7 + 2 + 1 = 18

3 + 4 + 5 + 6 = 18

Caso B

8 + 6 + 3 + 1 = 18

2 + 4 + 5 + 7 = 18

Caso C

8 + 5 + 4 + 1 = 18

2 + 3 + 6 + 7 = 18

Caso D

8 + 5 + 3 + 2 = 18

1 + 4 + 6 + 7 = 18

Como extensão desta tarefa, poder-se-ia imaginar a intervenção da Ana dizendo que quando adicionava o número da sua casa ao de três outras, o resultado obtido era metade da soma dos números das outras quatro casas. A que casas se referia?

Este desafio implica que o valor total (36) seja dividido em três parte iguais (12). Juntando duas delas obtêm-se dois valores em que um é o dobro do outro (24 e 12, respectivamente). Ora, isto acontece nos seguintes dois casos:

Caso A 1 + 2 + 3 + 6 = 12 4 + 5 + 7 + 8 = 24
Caso B 1 + 2 + 4 + 5 = 12 3 + 6 + 7 + 8 = 24

Faça o estudo para o caso de um grupo de quatro casas originar uma soma que seja quatro quintos da soma do outro grupo de quatro casas. Quantas soluções consegue obter?

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