A ludicidade inerente às potências de base dois
Julho 21, 2008
Paulo Afonso
O tema das potências de base dois costuma aparecer implicitamente em algumas tarefas de Matemática Recreativa. Um exemplo interessante a explorar é o que apresento a seguir:
Pedir a um colega seu para escolher um número inteiro, de 1 a 31, inclusive, e referir o cartão ou cartões onde esse número se encontra. Depois vai ter que lhe dizer o número secreto que ele escolheu.
Levando esta tarefa para contexto de sala de aula, poderemos recorrer ao conceito matemático de que qualquer número inteiro é uma potência de base dois ou uma soma de potências de base dois. Este conceito permite explorar pedagogicamente os cartões acima ilustrados, pois cada um está afecto a uma potência de base dois: O A está afecto ao valor 1, o B está afecto ao valor 2, o C está relacionado com o valor 4, o D está relacionado com o 8 e o E está afecto ao 16 (veja-se em cada cartão o número que está posicionado na quadrícula central da linha de baixo). A título de exemplo, se um interlocutor nosso referir que o número por si escolhido está nos cartões B, C e D, isso significa que escolheu o valor 14, pois 14 = 2 + 4 + 8. Consegue propor outras tarefas envolvendo as potências de base dois?