Alguma matemática nos calendários
Julho 22, 2008
Paulo Afonso
Como situação de Matemática Recreativa poder-se-ia pedir a um interlocutor para escolher três números seguidos, em linha ou em coluna, existentes num calendário, tipo o que se evidencia a seguir:
De seguida poder-se-ia pedir que pesquisasse como é que é possível descobrirem-se rapidamente esses três números.
Em situação de sala de aula esta situação seria muito interessante ser analisada, pois só exige que se conheça se os números seleccionados pertencem a uma mesma semana ou a semanas consecutivas. O que há a fazer é dividir a sua soma por três para se obter o valor central. Depois, no caso de os números pertencerem à mesma semana, facilmente se ficam a conhecer os dois números restantes, pois trata-se do antecessor e do sucessor desse valor central. No caso de os números pertencerem a semanas consecutivas, para se descobrir o menor dos três valores somente há que se subtrair sete unidades ao valor central. Por sua vez, adicionando-se sete unidades a esse valor central descobre-se o maior dos três números seleccionados. Trata-se de um desafio envolvendo explicitamente o conceito de média aritmética.
O caso dos calendários permite muitas outras explorações matemáticas, como por exemplo pedir para os alunos seleccionarem um conjunto de dezasseis números, formando um quadrado de quatro por quatro e descobrirem muito rapidamente a sua soma. Quer dar uma sugestão de possível resolução?