Reconhecer padrões
Agosto 15, 2008
Paulo Afonso
Como referi num outro artigo deste Blog, em actividades de Matemática Recreativa, o tema dos padrões costuma despertar muita atenção por parte dos resolvedores. Veja-se o seguinte exemplo e tente dar continuidade ao padrão:
225, 625, 1225, 2025, 3025, 4225, 5625, 7225, 9025
A resolução desta situação pode passar pela seguinte estratégia: isolar o número 25 em cada caso e centrar a atenção apenas no que resta:
2 25
6 25
12 25
20 25
30 25
42 25
56 25
72 25
90 25
Ora, os valores da coluna da esquerda podem ser vistos como sendo o produto de dois números consecutivos, isto é:
2 | (1 x 2) | 25 |
6 | (2 x 3) | 25 |
12 | (3 x 4) | 25 |
20 | (4 x 5) | 25 |
30 | (5 x 6) | 25 |
42 | (6 x 7) | 25 |
56 | (7 x 8) | 25 |
72 | (8 x 9) | 25 |
90 | (9 x 10) | 25 |
Sendo assim, a solução desta tarefa envolve o produto de 10 por 11, acrescido do valor 25, isto é, o valor 11025.
110 | (10 x 11) | 25 |
Transportando esta tarefa para a sala de aula, seria interessante levar os alunos a concluir que cada valor da sequência numérica inicial não é mais do que o quadrado de um número terminado em 5:
152 = 225
252 = 625
352 = 1225
452 = 2025
552 = 3025
652 = 4225
752 = 5625
852 = 7225
952 = 9025
Recorrendo à teoria dos números, pode-se pensar num número formado por dois dígitos (w5), em que o das unidades é 5. Se se elevar este número ao quadrado, isto é, (10w + 5)2, implica o seguinte desenvolvimento: 100w2 + 100w + 25. Isolando o 25 e colocando o 100 em evidência, obtém-se o seguinte: 100 (w2 + w) + 25, ou seja: 100 x [w x (w + 1)] + 25. Logo, multiplicando-se o valor situado à esquerda do 5 pelo seu sucessor, obtém-se o valor da ordem das centenas do resultado final, seguido do 25.
Face a esta explicação, seria interessante desafiar os alunos a fazer um estudo semelhante para o caso dos quadrados dos números formados por dois dígitos, cujo algarismo das unidades seja diferente do 5, como seja o caso, por exemplo, do 3.